A pintura electrostática ou lacagem é um processo que tem como finalidade o revestimento do ferro, alumínio, cobre ou outros metais com uma película de polímero termo-endurecível com cor (pó de poliester). Existe no mercado uma enorme variedade de cores lisas e algumas também com textura e efeitos de cor.
Quando uma peça é pintada a tinta recebe uma carga eléctrica oposta à da peça, o que faz com que a tinta se fixe no material de um modo unifome mesmo nas zonas de difícil acesso.
A peça coberta com pó passa pelo processo de cura, numa estufa aquecida com temperaturas que variam entre 180°C e 220°C, durante 10 a 20 minutos. Aqui as moléculas de tinta ligam-se, formando uma película rígida e uniforme.
Este tipo de pintura garante melhor aderencia e economia na tinta, como também menos tempo de aplicação e de cura, proporcionado uma rapida disponibilidade da peça para manuseamento e utilização.
Na imagem vemos ganchetas, que sustentam as peças submergidas num banho de limpeza. Este banho tem como finalidade uma melhor aderência da película ao metal.
Equipamento de pintura electroestática
Camara para aplicação do pó
Estufa com um trabalho suspenso já finalizado